Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

sexta-feira, 26 de março de 2010

Scanner de nariz permitirá identificar criminosos


Nova técnica PhotoFace será mais eficiente





Cientistas britânicos, da Universidade de Bath, desenvolveram uma nova técnica de identificação mais eficiente para criminosos, do que a leitura da íris ou da impressão digital – o scanner de nariz.
A equipa de investigação, fez um scanner de narizes a três dimensões (3D) e classificaram-nos por extremidade, perfil da ponta e área entre os olhos e identificaram seis tipos: romano, grego, núbio, falcão, arrebitado e dobrado.

Segundo Adrian Evans, líder do estudo, “o nariz é difícil de esconder” e refere que esta parte do rosto humano poderia ser usada para identificação em sistemas de vigilância.

Esta parte do rosto tem sido ignorada pelo campo da biometria, mas o estudo mostra que permite identificar características físicas distintas e precisas entre as pessoas. O rosto é modelado por computador para que o nariz seja analisado em detalhe, através de um sistema chamado PhotoFace para o scanner a 3D, desenvolvido pela Universidade de West of England.



Método não é infalível

Foram identificadas medidas pelas quais os narizes podem ser reconhecidos e por isso, desenvolveram um software baseado nestes parâmetros. Mas “não existem métodos infalíveis”, sublinha ainda Evans, acrescentando que há possibilidade que aparecer alguém “com o nariz partido, usar um falso ou ter feito uma cirurgia plástica, mas para alterar sua identidade a cirurgia deve ser realmente drástica."

A investigação é baseada no estudo de 40 narizes, mas a base de dados foi agora expandida para 160, com objectivo de realizar testes mais detalhados para avaliar se o software pode seleccionar pessoas de um grupo maior e distingui-las de potenciais parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário