Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo método para prever partos prematuros


As técnicas actuais para prever os nascimentos prematuros são consideradas inadequadas ou invasivas, acarretando riscos para o feto, assim como desconforto para as mulheres grávidas.

Contudo, Chiara Rabotti, investigadora da Eindhoven University of Technology, desenvolveu um novo método de medição das contracções uterinas, baseado num eléctrodo de gesso que é ligado ao abdómen, que permitirá que, no futuro, todas as mulheres grávidas possam aguardar o momento do parto calmamente.


Os nascimentos prematuros - sendo ainda difíceis de prever devido ao défice de técnicas adequadas - continuam a ser a principal motivo da mortalidade de recém-nascidos e de deficiências permanentes. A única técnica confiável existente baseia-se na inserção de um cateter que apresenta desconforto para a mulher e riscos para o feto. No que respeita aos métodos externos existentes até agora, ainda não possibilitam prognósticos precisos.


Já a técnica desenvolvida por Rabotti Chiara, permite medir a actividade dos músculos do útero através da pulsação uterina, que pode ser detectada fora do abdómen.A investigadora recorreu a instrumentos já existentes para medição da pulsação, mas que não tinham sido utilizados anteriormente para medir a actividade uterina. Desenvolveu ainda um modelo matemático capaz de traduzir os sinais eléctricos em gráficos. Deste modo, conseguiu obter resultados tão fidedignos quanto os dos métodos invasivos utilizados hoje em dia.

Rabotti espera então que a sua técnica esteja disponível no prazo de cinco anos, sendo que inicialmente será aplicada em hospitais, em casos de complicações no parto. Além disso, o orientador da investigadora, Jan Bergmans, acredita que esta técnica poderá permitir o acompanhamento médico da gravidez à distância.


( http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41987&op=all#cont )

Nenhum comentário:

Postar um comentário