Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Porto Canal pioneiro em Portugal na utilização do LiveU


O Porto Canal é a primeira estação televisiva portuguesa a utilizar o LiveU, uma tecnologia que "está a revolucionar a transmissão televisiva em directo", disse hoje à agência Lusa fonte da Media Luso.

O LiveU, desenvolvido pela empresa israelita com o mesmo nome, é um "equipamento que não exige ligação via satélite para transmitir sinal de vídeo e áudio", permitindo que a transmissão seja feita de qualquer lugar através da rede móvel. A utilização deste equipamento, que cabe numa pequena mochila, dá "maior autonomia e mobilidade às equipas de reportagem", garantindo uma significativa redução de custos.


"Mais barata, mais fácil de transportar e mais rápida no acesso ao local do acontecimento, a tecnologia LiveU é hoje utilizada por várias cadeias internacionais de televisão", salientou a fonte, dando como exemplos a NBC e o grupo Gannet, nos Estados Unidos, Sky, no Reino Unido, e BFM TV, em França. Em Espanha, a mochila LiveU foi introduzida pelo grupo Media Pro, do qual faz parte a Media Luso.

O funcionamento da tecnologia LiveU assenta na maximização da capacidade disponível nas redes dos operadores móveis nacionais, usando-a para transmissão simultânea."Consegue-se assim criar um canal de transmissão de alta capacidade e alta fiabilidade, através da agregação de diferentes canais individuais. A unidade de transmissão, que pode ligar-se a qualquer tipo de câmara de televisão, é composta por uma série de 'modems' sem fio", refere a fonte da Media Luso.

A tecnologia LiveU tem capacidade para transmitir até 2,5 megabites por segundo e pode trabalhar com todos os operadores móveis nacionais em paralelo, sendo que o lançamento da sua versão de alta definição está previsto para breve.


"O Porto Canal colocou-se na vanguarda da tecnologia televisiva. Hoje são bastante mais expeditas as nossas actividades no exterior, nomeadamente as reportagens em directo ou mesmo os programas de entretenimento ao vivo", salientou o director geral do Porto Canal, Juan Figueroa Boullosa, para quem a mobilidade e rapidez do sistema LiveU "encaixam perfeitamente no carácter de televisão de proximidade" deste canal televisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário