Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 13 de abril de 2010

UMIC assina protocolos de adesão às «Academias TIC no Ensino Superior»


No âmbito da primeira Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assina hoje, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, dois novos protocolos para prosseguir a concretização da iniciativa «Academias TIC no Ensino Superior» que foi lançada em 2007.

Estes protocolos têm por objectivo fomentar junto de instituições de ensino superior novas oportunidades de formação profissionalizante em áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como promover a utilização de software open source.

O primeiro é assinado com a empresa SAS Portugal e permite às Academias TIC no Ensino Superior conferirem formação e certificação em tecnologias de gestão e análise de negócio, uma área caracterizada por uma procura crescente no mercado de trabalho.

O protocolo prevê a realização de acções de formação e certificação profissional no software avançado de análise de negócio da empresa, aplicável às áreas de engenharia, economia, medicina, marketing, energia, ambiente ou ciências sociais


Álvaro Oliveira de Faria, Director-Geral do SAS Portugal, explica que “no contacto com o mercado empresarial nos últimos 15 anos”, a SAS constatou que “um dos entraves ao desenvolvimento das empresas era a falta de formação em tecnologia de análise de dados”.


Para Luís Magalhães, Presidente da UMIC, “os objectivos últimos deste protocolo são fomentar novas oportunidades de formação profissionalizantes em tecnologias de informação e comunicação, reforçar as ligações das instituições do ensino superior com empresas e com as comunidades em que se inserem, reforçando a empregabilidade dos recursos humanos”.

O outro protocolo agora assinado é com o LPI – Linux Professional Institute e visa promover a formação e a certificação de competências profissionais na utilização de sistemas Linux, tecnologias open source e software livre nas instituições do ensino superior.

Nos contratos académicos a estabelecer está prevista a utilização gratuita do sistema LPI e condições facilitadas para a formação e certificação de formadores e formandos.

Para Diogo Rebelo, Director-Geral da DRI – Master Affiliate da LPI em Portugal, “este protocolo não só vai permitir à comunidade universitária adquirir e certificar os seus conhecimento em Linux, como também contribuir decisivamente para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia de open source em Portugal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário