Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nokia 5250: Touchscreen e o Symbian S60 5ed. por 115 euros

Embora veja perdendo espaço para os aparelhos com o Symbian e para o iPhone 4 no mercado de aparelhos high-end, a Nokia continua firme como a maior fabricantes de smartphones (em número de unidades vendidas), mantendo o domínio entre os aparelhos de baixo e médio custo, um mercado em que as opções de aparelhos com o Android são muito mais fracas, em sua maioria envolvendo o uso de telas QVGA e processadores lentos, que reduzem muito a funcionalidade do sistema.

Como uma resposta, a Nokia apressou o lançamento do 5250, um aparelho baseado no Symbian 5ed., que utiliza uma tela de 2.8" e oferece como principal atrativo o preço: apenas 115 Euros, o que significa que ele deve custar menos de R$ 450 desbloqueado no Brasil, e ser fornecido praticamente quase de graça nos planos pós-pagos.

Ele é um aparelho relativamente compacto, medindo 104 x 49 x 14 mm e oferecendo uma autonomia (teórica) de 18 dias em standby ou 7 horas em conversação. Os 14 mm de espessura (contra os 10 ou 11 mm em muitos modelos) é derivado do fato de ele usar um corpo de plástico, o que demanda uma cobertura mais espessa para manter um bom nível de resistência.

Comparado com outros smartphones, o 5250 inclui um conjunto bem modesto de recursos, com apenas 51 MB de memória interna disponível para aplicativos, rádio FM e suporte a 3G UMTS. Ele não inclui rede Wi-Fi, carece de suporte a HSDPA (o que limita a velocidade dos dados aos 388 kbps do UMTS), não tem GPS e usa uma câmera de apenas 2 MP, com o mesmo sensor do E63. Os principais argumentos de venda são mesmo a tela nHD (640x360) e o preço baixo.

Por não oferecer suporte a Wi-FI, ele é um aparelho mais aconselhável para quem pretende assinar um plano com tráfego de dados, já que não existe outra forma de navegar através dele. Salvo raras exceções, ele é um aparelho adequado para quem é usuário de planos pós-pagos e vai comprar aproveitando os subsídios das operadoras. Para quem prefere os planos pré-pagos, uma melhor opção seria o 5530 XpressMusic, que é similar, porém oferece suporte a Wi-Fi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário