Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 6 de maio de 2010

«3D não é uma realidade a curto prazo em Portugal».


Os canais de televisão em três dimensões (3D) são uma realidade ainda distante em Portugal, defenderam ontem responsáveis de operadoras e canais televisivos no Congresso de Comunicações’09, a propósito do anúncio do lançamento desta tecnologia pela estação britânica Sky para o próximo ano.

"Estamos ainda a trabalhar para fazer bem o HD [alta definição]. É prematuro falar em 3D. Temos de fazer um caminho sequencial", afirmou o administrador da RTP, José Marquitos, durante o debate "Telecom & Media - Next Generation Services".

O mesmo considera que é necessário fazer investimentos de grande dimensão para a implementação dessa tecnologia no nosso país, e que “o mercado de publicidade não está no seu melhor” para o efeito. A posição do administrador da RTP é partilhada pela Impresa, para quem o 3D "não é uma realidade a curto prazo em Portugal".

Já a Zon considera que "o caminho do 3D, mais tarde ou mais cedo, vai aparecer de alguma forma". O administrador da operadora, Luís Lopes, lembrou que já há alguns acontecimentos desportivos que são filmados em HD e 3D. Também sublinhou que a Zon tem estado a fazer testes e que poderá realizar demonstrações nas suas lojas, para que os consumidores possam conhecer esta tecnologia.

Embora reconheça que a massificação do 3D está distante, Luís Lopes admite que "a curto prazo um canal ou outro poderá fazer de vez em quando uma transmissão em 3D."

As limitações em termos de equipamentos terminais não foram esquecidas pelo representante da Zon, que referiu que "o processo de transformação [dos equipamentos que existem em casa das pessoas] vai ser muito demorado".

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37160&op=all#cont

Nenhum comentário:

Postar um comentário