Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mão biônica pode ser configurada por Bluetooth

A Touch Bionics, empresa que desenvolve tecnologias para membros superiores biônicos, anunciou nesta quinta o lançamento do i-LIMB Pulse, uma nova versão da i-LIMB Hand. A Pulse i-LIMB é um avanço significativo na linha de produtos i-LIMB, com uma série de melhorias, incluindo força e pressão. 
A mão biônica é capaz de carregar até 90Kg. Com uma gama de recursos automatizados que permitem várias combinações, o i-LIMB pode ser configurado pelo sistema Bluetooth através do software BioSim. A mão biônica Pulse i-LIMB começa a ser vendida em 01 de junho e a empresa Touch Bionics está aceitando encomendas do produto.
 






Médicos italianos informaram nesta terça-feira que uma mão biônica com cinco dedos independentes, implantada em um ítalo-brasileiro de 26 anos que teve o antebraço amputado devido a um acidente de carro, funcionou perfeitamente. O implante, realizado pela Escola Sant'Anna, em Pisa, no projeto "LifeHand" ("Mão viva", na tradução do inglês), consiste em uma mão biomecânica controlada diretamente pelo cérebro. As informações são do jornal italiano la Repubblica.
A inovação, que será apresentada nesta quarta-feira, em Roma, terá os resultados divulgados em uma revista científica internacional. A operação foi feita no dia 20 de novembro de 2008 e teve o acompanhamento de três cirurgiões, dois anestesistas, três neurologistas e quatro bioengenheiros. Após meses de treinamento, eletrodos foram inseridos dentro das fibras nervosas e funcionaram com sucesso.
A equipe de especialistas contou que o paciente se ofereceu para o experimento e não teve complicações durante o procedimento cirúrgico. Os pesquisadores pretendem repetir operações do tipo para comprovar a eficácia do sistema. O projeto é financiado por fundos europeus e precisou de dois milhões de euros em cinco anos para ser colocado em prática.
A mão é diretamente controlada pelo sistema nervoso do paciente, com quatro eletrodos (pequenos filamentos flexíveis e biocompatíveis com 180 nanômetros de comprimento) alojados no pulso e no antebraço, que permitem a passagem de sinais entre o cérebro e a mão. Além do paciente controlar o movimento, ele também recebe estímulos sensoriais através de 32 canais.
O instrumento possui as mesmas dimensões de uma mão humana, tem os dedos de alumínio e pesa cerca de 2 kg. Os mecanismos que permitem os movimentos são de aço, enquanto a palma da mão e a cobertura foram feitas de fibra de carbono. O paciente conseguiu controlar os movimentos do membro com três tipos diferentes de aderência, além de fechar o punho, apertar os dedos como uma pinça e mover o dedo mindinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário