Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 25 de maio de 2010

Após 15 anos, profecias de Gates mostram acertos e erros

Bill Gates fez previsões sobre o futuro da internet em seu livro A Estrada do Futuro.


Muitas pessoas tentaram adivinhar como seria a vida após o surgimento da internet. Uma delas foi Bill Gates, que lançou há 15 anos o livro The Road Ahead (A estrada do Futuro, em português). Repleto de previsões do fundador da Microsoft para o futuro, o livro erra mais justamente em adivinhar o impacto da web, cujo papel - estimava - seria menor do que é.
Gates errou ao imaginar que o e-mail diminuiria as reuniões de trabalho, o impacto das redes sem fio e o comércio eletrônico, por exemplo. Mas, sem contar fatores sociais, focando apenas no avanço da tecnologia, o ex-chefe da Microsoft fez afirmaçõs que atualmente parecem óbvias, mas há 15 anos atrás soavam proféticas.
O site americano The Atlantic comparou algumas delas e o que aconteceu.
Email
Previsão: Gates escreveu: "O email e as telas compartilhadas irão eliminar a necessidade de muitos encontros. Quando exitir alguma reunião presencial, esta será mais eficiente porque os participantes já trocaram informações básicas por e-mail.
Veredito: Errou. A visão de Gates sobre o e-mail agora parece ingenuamente utópica por não contar com algumas questões inesperadas. Antes de qualquer coisa, o email fez as reuniões ficarem mais freqüentes e menos eficientes. "Você não leu esse email?" é provavelmente a pergunta mais comum levantada nas reuniões, que normalmente leva à ... outra reunião. Por algumas estimativas, cerca de 40% dos trabalhadores gastam pelo menos duas horas de trabalho lendo e respondendo emails.
Redes Sociais
Previsão: "A informação não só irá tornar mais fácil manter o contato com amigos distantes, mas também irá nos permitir fazer novos amigos. Amizades formadas através da rede conduzirão naturalmente a um encontro em pessoa".
Veredito: Acertou e errou. A rede social acabou se tornando um dos aplicativos mais importantes dos últimos tempos. O Facebook tem mais de 400 milhões de usuários registrados em todo o mundo e inúmeras outras redes sociais estão criando novas conexões entre as pessoas. Mas as amizades formadas online não levam, normalmente, a encontros face a face.
Videoconferência
Previsão: "Computadores pessoais terão câmeras integradas ou aparelhos de televisão que irão nos permitir estar presentes em reuniões através de imagens e qualidade de som muito superiores e com preços mais baixos".
Veredicto: Acertou. As webcams estão integradas em quase todos os notebooks e também podem ser compradas a preços acessíveis. As videoconferências permitem a economia em viagens e melhoram a disponibilidade para reuniões virtuais.
Rede sem fio
Previsão: "As redes sem fio do futuro serão mais rápidas, mas a menos que haja um grande avanço, redes com cabo terão uma largura de banda maior. Dispositivos móveis serão capazes de enviar e receber mensagens, mas vai ser caro, além de ser raro seu uso para envio de vídeo".
Veredito: Errou. Hoje, receber um vídeo por conexão sem fio não é caro nem incomum, na realidade, é tão comum que a maioria das pessoas o fazem sem pensar. Gates não previu que a rede sem fio ficaria mais barata e mais rápida, mas seu erro principal foi assumir que as novas tecnologias são adotadas principalmente em função da superioridade tecnológica, em vez de fatores sociais.
Compras online
Previsão: "Pela possibilidade de acesso a vídeos, muitas vezes você vai ser capaz de ver exatamente o que você encomendou. Você não terá que se perguntar se as flores que você mandou para sua mãe por telefone eram realmente tão impressionantes como você esperava. Você vai poder assistir o florista fazendo o buquê e trocar o tipo de flor ou de arranjo, se quiser.
Veredicto: Errou. Gates estava certo sobre as transmissões em vídeo, mas esqueceu alguns fatores sociais e econômicos que determinam a sua utilização no comércio online. Como um florista irá encontrar tempo para realizar uma videoconferência com todos os clientes que encomendam flores para o Dia das Mães? Qual empresa poderia absorver as despesas criadas pela mudança de pedidos no último minuto? Este futuro é tecnologicamente possível, mas socialmente e economicamente inviável.
PCs de bolso
Previsão: "Você vai ser capaz de levar o PC no bolso ou, para as mulheres, na bolsa. Ele irá exibir mensagens e horários. Também irá permitir que você leia e envie email e fax. Será possível ler a previsão do tempo, acessar jogos ou escolher entre as milhares de fotos de seus filhos".
Veredicto: Acertou. O PC de Gates é, atualmente, o smartphone.

link: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4447177-EI12884,00-Apos+anos+profecias+de+Gates+mostram+acertos+e+erros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário