Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Novos Eletrônicos: Seagate Momentus XT

Disco rígido reúne benefícios dos discos SSDs aos dos antigos HDs e fornece um desempenho fantástico.
Imagem de divulgação do Momentus XTDepois de certo tempo, parece que a indústria se convenceu de que os discos de estado sólido (SSD) não tiveram grande sucesso de vendas. Isso porque o preço desses produtos é absurdamente excessivo. Sendo assim, a Seagate — uma das maiores fabricantes de HDs e SSDs do mundo — resolveu seguir outro caminho.
Aliás, o Momentus XT não é o primeiro produto da fabricante que tenta fugir da obrigatoriedade de modelos em SSD. O antecessor tinha o nome de Momentus 5400 PSD, mas infelizmente foi um produto fadado ao fracasso. Agora já se passaram três anos desde o primeiro produto da linha Momentus e finalmente a Seagate anuncia e revela o novo Momentus XT.
O que é o Momentus XT?
Ele é um disco híbrido de HD e SSD, que traz discos para armazenagem de grande capacidade (característica dos discos rígidos) e uma memória Flash para aceleração das tarefas (característica presente nos discos de estado sólido). É importante salientar que o Momentus XT é um produto criado para notebooks e possui a melhor relação custo-benefício.
Inteligente como nunca
Já imaginou como seria bom se os componentes do seu PC soubessem as tarefas que você executa e melhorassem o desempenho com base em dados coletados previamente? O Momentus XT sabe o que você faz no computador e por isso consegue melhorar o desempenho e carregar o sistema e os programas com uma rapidez surpreendente.
Segundo a Seagate, numa primeira utilização o Momentus XT pode demorar um pouco para inicializar, mas depois ele usa seu sistema eletrônico interno para averiguar os dados mais acessados e dar prioridade ao que realmente importa.
Entenda o funcionamento
Por se tratar de um híbrido, o Momentus XT consegue aliar a performance de duas tecnologias e obter uma velocidade superior à dos discos rígidos comuns. O funcionamento é simples: os dados ficam realmente armazenados num HD normal, todavia quando algum arquivo deve ser acessado, ele é transferido para a memória Flash (exatamente igual à que está presente nos discos de estado sólido).

A memória Flash do Momentus XT possui capacidade de 4 GB, bem maior do que seu antecessor que contava apenas com 256 MB. Sendo assim, o novo produto da Seagate consegue carregar arquivos de grande porte e acelerar o desempenho do sistema de uma maneira fantástica.
Windows pronto para uso em poucos segundos
Se você já acha seu HD comum rápido é porque ainda não sabe do desempenho proporcionado pelo Momentus XT. Experimente calcular o tempo de carregamento do seu HD e então pense que o Momentus XT pode fazer a mesma tarefa 80% mais rápido. Usando a velocidade de 7200 RPM e contando com 32 MB de memória cache, o novo disco da Seagate realmente deixa qualquer disco rígido comendo poeira.
Mais rápido do que um SSD?
Segundo alguns testes divulgados, o Momentus XT consegue se igualar ou manter um nível superior no tempo de carregamento da maioria dos softwares. Todavia, há alguns programas que carregam em bem menos tempo num SSD, de modo que o Momentus XT não pode ser considerado superior a um SSD. Detalhe: o Momentus XT usa interface SATA de 3Gb/s.


Desempenho excelenteCusto
Não é por se tratar de uma tecnologia nova que significa que os preços dos modelos de discos híbridos serão mais caros. Até o presente momento o Momentus XT não está à venda, porém os preços já foram divulgados. O disco de 500 GB (maior capacidade dos modelos híbridos) deve custar 156 dólares. Sendo assim, o produto custará um pouco mais do que um HD comum, mas muitas vezes menos do que um SSD de mesma capacidade.
Vale a pena
Caso você seja o feliz proprietário de um notebook, talvez possa considerar a troca do seu disco por um Momentus XT em breve. Atualmente o produto está disponível apenas em um modelo de notebook da ASUS, todavia logo ele será vendido em sites e lojas de informática.
Obviamente no Brasil o preço desse disco será muito superior a 300 reais (preço equivalente à conversão da moeda), mas ainda assim é um produto interessante e de excelente custo-benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário