Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 25 de maio de 2010

"Nova versão do Chrome traz tradução automática enquanto você navega."

O Google Chrome é considerado um dos melhores navegadores atualmente. Quando todos procuraram colocar cada vez mais recursos na tela, a Google inovou e fez o contrário: priorizou a simplicidade.

Isso não quer dizer que ele proporciona menos funções. Em sua última versão, o navegador trouxe as tão esperadas extensões. E, como as atualizações nunca param, já está disponível agora uma nova versão beta.

Antes da instalação

Antes de instalar a nova versão do Google Chrome, fique atento a um detalhe importante: é necessário desinstalar o navegador se ele já estiver na sua máquina. Infelizmente, o Chrome não permite que uma versão seja apenas atualizada, sendo necessário remover a antiga para instalar a atual.

Leveza, qualidade e compatibilidade na navegação

Em vários testes realizados pelo Portal Baixaki pôde-se comprovar que o Google Chrome é, de fato, um dos mais leves e velozes da atualidade, de maneira que isso vem sendo aprimorado em cada versão. Infelizmente não parece haver mudanças nesses quesitos, mas também não é percebida uma piora na velocidade.

O navegador se mostra compatível o suficiente para atingir um bom nível no Acid3 (mas não perfeito como na versão 4.0). Além disso, continua a trazer suporte para o HTML5 e linguagens CSS realmente recentes — isso significa navegação tranquila, sem páginas que não abrem ou carregam incorretamente.

A costumeira barra de buscas que aparece no lado direito do endereço em vários navegadores não se faz presente no Google Chrome. Para fazer uma busca por palavras-chave, você simplesmente digita no local de endereço o que procura e logo ele faz a busca no Google (ou em outro serviço de sua preferência).


Um dos bons recursos, já presente em outros navegadores há algum tempo, é a chamada “discagem rápida” (ou “speed dial”). Ela aparece sempre que você abre uma nova aba no navegador e traz as páginas que você visitou recentemente, divididas em miniaturas. Você pode fixá-las, como se fossem favoritos, ao clicar em uma tachinha no canto superior esquerdo de cada uma.

E, caso você feche alguma aba por acidente, basta clicar com o botão direito no topo da tela e selecionar a opção “Reabrir guia fechada”.

Tradução automática

A Google percebeu que muitas pessoas costumam traduzir as páginas que visitam para a sua língua de origem devido a dificuldades no entendimento. Como são poucas as pessoas que são poliglotas, logo os desenvolvedores perceberam que seria uma boa ideia acrescentar um recurso de tradução automática ao navegador.

O funcionamento é ainda mais simples do que parece, pois é automático. Assim que você abre uma página em linguagem estrangeira (espanhol, por exemplo), uma barra aparece no topo da tela oferecendo a tradução para a sua língua. Em cada página você tem configurações específicas, acessadas pelo botão “Opções” e pode pedir para que nunca traduza uma língua ou um site específico.

Navegando com ainda mais privacidade

Ao clicar no ícone de ferramentas do Google Chrome você pode abrir uma “Nova Janela Anônima”. Ela é um recurso do Chrome que não deixa traços de sites que você visita nem de arquivos baixados.

Uma novidade é que agora você configura cautelosamente as opções de segurança e privacidade do Google Chrome por meio do recurso “Opções”. Assim, você define exatamente como os cookies, plugins e javascripts devem ser utilizados e executados durante a navegação. Tudo isso pode ser filtrado individualmente para cada site, para que você escolha em quais realmente confia.

Sincronização dos favoritos

Através das ferramentas do programa você pode acessar a função “Sincronizar os meus favoritos”. Basta entrar com a sua conta do Google e imediatamente o navegador baixa seus favoritos e combina com os novos. Isso permite que você não precise importar e exportar de um computador para o outro, o que garante simplificação do processo.


Versão beta

Vale lembrar que esta versão do Google Chrome é beta. Ou seja, ela está em testes e vários erros podem acontecer durante a navegação. Isso inclui fechamentos súbitos, perda de dados e incompatibilidade. Assim como também há uma grande possibilidade de não acontecer nada que o incomode durante a utilização.

http://www.baixaki.com.br/download/google-chrome-6-0-beta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário