Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mandriva Linux One 2010 .

"Versão 2010 de uma das melhores distribuições de Linux disponíveis, com recursos gráficos de última geração."

O Linux é um sistema operacional que ganha cada vez mais espaço, tanto pelo crescimento no número de softwares disponíveis quanto pela facilidade que apresenta para quem já está acostumado a utilizar alguma versão do Windows. O Mandriva Linux One é a mais nova versão desta que é uma das distribuições mais populares do sistema operacional.

Assim como a versão 2009, o pacote baixado acompanha somente softwares que possuem licença de uso livre. Ou seja, não é preciso se preocupar com nenhum tipo de restrição ou obrigatoriedade de pagamento para continuar utilizando os programas disponíveis junto à distribuição.

A versão One do Madriva 2010 acompanha somente os softwares básicos, como navegador de internet e um editor simples de texto. Embora possa desagradar quem procura uma experiência mais completa, essa opção se mostra mais prática por resultar em uma imagem ISO pequena, que pode ser gravada em um CD comum.

Como instalar

Antes de instalar o Mandriva no computador é preciso gravar a imagem baixada em um disco qualquer, para só então executar o instalador do sistema operacional. Um modo alternativo é rodar o sistema a partir de um dispositivo móvel, como um pendrive. Para isso, confira o artigo “Transforme seu pendrive em um sistema operacional totalmente funcional e móvel!”.


O primeiro passo necessário é definir o disco rígido no qual o Mandriva deve ser instalado. É possível criar uma partição exclusiva para o sistema operacional ou simplesmente utilizar o espaço livre disponível (selecionando a opção “Use Free Space”), caso recomendado somente se você possuir um HD exclusivo para o Linux.

Depois de selecionar o espaço que deve ser utilizado, o Mandriva faz uma análise rápida do hardware do computador para detectar quais softwares devem ser instalados. Esta é uma característica única da distribuição, e se mostra muito útil ao evitar que o usuário instale programas incompatíveis com as características do computador utilizado.

Assim que o processo de instalação terminar (o que pode levar um bom tempo, portanto certifique-se de ter uma revista ou livro por perto) é preciso definir a forma como o sistema operacional dá boot no computador. Recomendamos não mudar nenhuma das configurações, já que isso pode representar problemas na hora de iniciar o Madriva.

Depois de todo esse processo, ainda falta uma etapa importante. Notou que em nenhum momento a instalação pediu a criação de um nome de usuário e senha? Pois é justamente isso que você deve fazer agora. Em seguida, surge a opção de responder algumas perguntas dos desenvolvedores e registrar o sistema operacional – caso deseje, é possível pular esta etapa e partir para o uso do Mandriva sem problema algum.


Fonte : http://www.baixaki.com.br/linux/download/mandriva-linux-one.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário