Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

terça-feira, 18 de maio de 2010

Novidades do Microsoft Word 2010.

Selecionamos algumas das principais inovações do editor de textos da Microsoft que compõe o pacote Office 2010.

O Microsoft Office é um dos pacotes de aplicativos mais utilizados no mundo. Dados da empresa de Bill Gates dão conta que em 2008 mais de 500 milhões de licenças para as versões 2003, XP e 2007 já haviam sido comercializadas. Se levarmos em consideração o grande número de cópias piratas do produto, esse número pode ser ainda maior.

No entanto, após o lançamento da ferramenta Google Docs pela Google, pela primeira vez a Microsoft vislumbrou em um futuro próximo um concorrente forte em potencial que, se ainda está longe de assumir a liderança, começa a “incomodar” trazendo algumas inovações. E é justamente olhando para o futuro que a Microsoft projeta a sua versão 2010 do Office.

Com este artigo o portal Baixaki inicia uma série que irá abordar as novidades nos principais aplicativos do novo pacote. Primeiramente vamos conferir quais são as inovações do Microsoft Word 2010 para o usuário. Vale sempre lembrar que a análise foi feita sobre a versão BETA e, embora dificilmente alterações drásticas sejam incluídas na versão final, alguns complementos podem ser melhorados.

Acessar o Word em qualquer lugar

Uma das maiores novidades do Word é um reflexo direto do sistema de trabalho apresentado pelo Google Docs. Na versão 2010 é possível trabalhar online e de forma colaborativa graças à integração direta com o Windows Live. O sistema funciona da seguinte maneira: ao salvar um arquivo no seu computador você pode optar por salvar uma cópia na web.

Visual do novo Word 2010

Essa cópia pode ser acessada e editada a partir de qualquer computador. Ao retornar para a sua máquina, ao abrir o arquivo, automaticamente a última cópia salva online é carregada. O novo sistema permite, por exemplo, que duas ou mais pessoas trabalhem simultaneamente online e de forma colaborativa.

O método não está disponível apenas para computadores. Com a versão 2010 do Microsoft Word Mobile é possível acessar o mesmo conteúdo a partir de smartphones e celulares. Sem dúvida uma grande vantagem para o usuário que não precisa mais carregar os seus arquivos para onde quer que vá.

Textos mais visuais e screenshots

Outra das apostas da versão 2010 do Microsoft Word é a inclusão de mais elementos visuais nos textos, de forma a tornar a leitura mais agradável para o usuário. Para isso a Microsoft aposta em um pacote de modelos de apresentação facilmente customizáveis.

Visual do novo Word 2010

Outra novidade bastante útil é a possibilidade de inserir screenshots de aplicativos em execução com apenas um clique. A nova função ganhou um botão específico que, quando acionado, lista as imagens de todas as janelas em execução. É possível ainda incluir bordas nas imagens, redimensioná-las ou exportá-las para diversos formatos como JPG e PNG.

Se você prefere editar os seus textos, aplicando neles fontes com detalhes como sombra, textura e brilho, sua missão ficou mais simples. Para transformá-los deste modo basta apenas selecionar o texto e aplicar o efeito desejado, da mesma maneira que você deixava alguma palavra em negrito ou itálico.

Tratamento básico de imagem

Outra novidade que compõe não só o Word 2010, mas todos os demais aplicativos é uma função de tratamento de imagens diretamente no editor de texto. Os recursos, é claro, são limitados e nem se comparam aos principais programas de edição de imagens. Mas, para pequenos retoques a ferramenta é válida.

Visual do novo Word 2010

Entre as opções que podem ser alteradas destaque para contraste, brilho e saturação. Se desejar é possível recortar parte da imagem ou até mesmo adicionar efeitos artísticos em cada uma das fotos. Simples e prático. É hora de dizer adeus às fotos escuras ou sem tratamento nos trabalhos acadêmicos.

Backstage View

O botão do canto superior esquerdo, que antes era quase uma peça decorativa com o logotipo do pacote, agora ganha uma importante função, denominada Backstage View. Trata-se de uma espécie de atalho para as ações mais utilizadas pelo usuário.

Visual do novo Word 2010

Se a sua ideia é imprimir um documento, por exemplo, não é preciso navegar por diversos menus para configurar as dimensões do papel, qualidade de impressão ou definir margens. Todas as opções relacionadas ao assunto em questão são exibidas ali, em uma única caixa de diálogo que se sobrepõe ao seu texto. Com isso o processo ganha em agilidade e o usuário deixa de precisar procurar opções complementares a cada nova ação.

Versão final em 2010

A versão final do Office 2010 tem previsão de chegada às lojas em junho de 2010. Até lá a versão BETA do programa está liberada para download. É inegável que os novos recursos são um bom atrativo e, em muitos casos, facilitam a vida do usuário em tarefas rotineiras.

O visual ganhou sutis melhorias e, ao menos nesta versão, a execução do programa é rápida e sem travamentos. Se as novas funções e os complementos online podem se tornar ferramentas interessantes para o seu dia a dia, não tenha dúvidas que esta versão supera a do Office 2007. Por outro lado, se entre todas as novidades que citamos poucas serão as diferenças práticas na sua utilização pense bem antes de baixar ou adquirir o upgrade para a versão 2010.

Você já testou as funcionalidades da versão BETA do Microsoft Word 2010? O que você achou das novas funções implementadas no editor de textos da Microsoft? Dê a sua opinião nos comentários e fique ligado nas próximas análises.


Fonte : http://www.baixaki.com.br/info/3227-novidades-do-microsoft-word-2010.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário