Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Scanner de vigilância chega aos aeroportos britânicos.


O “striptease surveillance” (vigilância que despe as roupas) é o novo método de vigilância nos aeroportos britânicos – a instalar ainda este mês. A medida é infalível, já que analisa minuciosamente um determinado indivíduo que passe em frente ao scanner, mas já levantou polémica, precisamente devido ao facto de mostrar uma silhueta muito detalhada do corpo do passageiro, como se este estivesse sem roupas.

A própria Comissão Europeia já se pronunciou sobre o assunto e sublinha que irá também averiguar os efeitos das radiações na saúde das pessoas – funciona como um raio-X, pois penetra até uns centímetros na pele da pessoa – e até que ponto é que invade as questões de privacidade de cada um. Ainda se levanta

Por um lado, a Europa se centra nas questões de segurança nos aeroportos, mas para além de se preocupar em de combater o terrorismo – o debate surge depois que um nigeriano ter sido acusado de tentar explodir um avião de passageiros que seguia para os Estados Unidos –, o scanner de vigilância corporal também preocupa igualmente por poder ser associado à pornografia infantil.

O aeroporto de Heathrow, em Londres, será o primeiro a recebê-los. A Alemanha já anunciou que no próximo ano vários aeroportos estarão equipados com esta nova tecnologia. Em Portugal, ainda não se equaciona a possibilidade de colocar scanners de segurança.


Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38377&op=all#cont

Nenhum comentário:

Postar um comentário