Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Acenda e acesse - internet wireless via lâmpadas LED está em estudo

Academia Chinesa de Ciências afirma que LED em diodos podem transmitir dados!

Você já imaginou como seria a vida sem internet? É impossível pensar nisso hoje. A popularização deste meio de comunicação foi tamanha que já é possível acessar a internet de quase todos os lugares. Shoppings, restaurantes, ônibus e agora até aviões disponibilizam para seus usuários meios de acessar a rede mundial de computadores.
As tecnologias de acesso à internet são as mais variadas: cabo de rede, Bluetooth, wireless, 3G, rádio. E esta lista é capaz de aumentar. Estudos feitos na China podem trazer uma grande novidade para todos os usuários. É a conexão com a internet por meio de lâmpadas de LED. Isso mesmo, é acender a luz e aproveitar para acessar seus emails!
Faça-se a luz!

Internet na luz? Como assim?
A Chinese Academy of Sciences (Academia Chinesa de Ciências) está realizando estudos que prometem tornar possível a transmissão do sinal da internet, e também de dados, por meio de lâmpadas de LED. Eles já conseguiram estabelecer uma conexão de 2 Mb, mas as pesquisas prometem velocidades muito maiores.
O sinal é transmitido para os aparelhos com o piscar da lâmpada. Calma, as luzes piscam de forma bem leve, imperceptível ao olho humano. Dessa maneira a lâmpada pode ser utilizada para iluminação ao mesmo tempo em que permite ao usuário se conectar à internet e transmitir dados para os demais dispositivos conectados à rede.
A conexão ainda não chega à casa dos Gigabits, mas é bem melhor alguns Megabits de transmissão do que nada. Cientistas da College of Engineering Boston University também estão envolvidos nas pesquisas e prometem conseguir dobrar a velocidade de 2 Megabits.
Tem previsão para ser "lançada"?
Por se tratar de uma pesquisa antiga, que só agora produziu resultados satisfatórios, é difícil dizer quando esta tecnologia será utilizada por todos. No entanto, ela evolui a uma velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Por isso não deve demorar muito para que os primeiros protótipos funcionais comecem a ser lançados.

Quais os benefícios frente à internet normal?
A primeira vantagem citada pelos cientistas na utilização do LED para transmissão de dados é o fato de ele ser mais seguro. Isso porque qualquer alteração na frequência com a qual os LED piscam pode fazer com o dispositivo perca a conexão ou mesmo que o usuário perceba, além de ser bem mais trabalhoso invadir.
Outra vantagem é a qualidade do sinal. Mesmo que haja uma grossa parede que separa o quarto da sala, o sinal de transmissão tende a ser o melhor em qualquer ambiente. Isso porque o ponto de transmissão não está mais concentrado em um único aparelho, mas sim pela casa inteira, se assim o usuário desejar.

Agora as notícias ruins...
Para fazer muito mais do que iluminar!Obviamente não há apenas vantagens na utilização deste tipo de tecnologia. O primeiro problema encontrado no uso de lâmpadas de LED para transmitir dados é o fato de lâmpadas, mesmo as de LED, possuírem uma vida útil curta se comparada ao tempo de uso de um roteador. Além disso, elas não são tão baratas quanto um cabo de rede.
Mesmo que não seja perceptível aos olhos do ser humano, para transmitir os dados é preciso que a lâmpada pisque. Como muitos sabem, quando uma lâmpada pisca muito, estraga mais rápido.
Para utilizar a internet é preciso que luz fique ligada. Com isso o consumo de energia aumenta consideravelmente, pois mesmo durante o dia seria necessário manter as luzes ligadas.
Embora os cientistas garantam que esta tecnologia é mais segura, toda rede está sujeita a ataques de hackers, o que exige meios de se proteger para manter as pragas longe do seu computador. Novas tecnologias normalmente exigem novas soluções de segurança.
■■■■
Não há como negar que a ideia de transmitir dados por meio de lâmpadas de LED é, no mínimo, curiosa. Os pesquisadores estão sempre buscando alternativas a fim de tornar a vida do usuário mais fácil e que levem a internet para mais perto de todos, independentemente da tecnologia utilizada.
E você, caro usuário, o que acha da nova tecnologia? Mesmo que a pesquisa ainda não tenha saído dos laboratórios, já é possível ter uma ideia do que pode dar certo e o que pode tornar-se um problema. Não deixe de enviar seu comentário e expor sua opinião a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário