Você já imaginou como seria a vida sem internet? É impossível pensar nisso hoje. A popularização deste meio de comunicação foi tamanha que já é possível acessar a internet de quase todos os lugares. Shoppings, restaurantes, ônibus e agora até aviões disponibilizam para seus usuários meios de acessar a rede mundial de computadores.
As tecnologias de acesso à internet são as mais variadas: cabo de rede, Bluetooth, wireless, 3G, rádio. E esta lista é capaz de aumentar. Estudos feitos na China podem trazer uma grande novidade para todos os usuários. É a conexão com a internet por meio de lâmpadas de LED. Isso mesmo, é acender a luz e aproveitar para acessar seus emails!

Internet na luz? Como assim?
A Chinese Academy of Sciences (Academia Chinesa de Ciências) está realizando estudos que prometem tornar possível a transmissão do sinal da internet, e também de dados, por meio de lâmpadas de LED. Eles já conseguiram estabelecer uma conexão de 2 Mb, mas as pesquisas prometem velocidades muito maiores.O sinal é transmitido para os aparelhos com o piscar da lâmpada. Calma, as luzes piscam de forma bem leve, imperceptível ao olho humano. Dessa maneira a lâmpada pode ser utilizada para iluminação ao mesmo tempo em que permite ao usuário se conectar à internet e transmitir dados para os demais dispositivos conectados à rede.
A conexão ainda não chega à casa dos Gigabits, mas é bem melhor alguns Megabits de transmissão do que nada. Cientistas da College of Engineering Boston University também estão envolvidos nas pesquisas e prometem conseguir dobrar a velocidade de 2 Megabits.
Tem previsão para ser "lançada"?
Por se tratar de uma pesquisa antiga, que só agora produziu resultados satisfatórios, é difícil dizer quando esta tecnologia será utilizada por todos. No entanto, ela evolui a uma velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Por isso não deve demorar muito para que os primeiros protótipos funcionais comecem a ser lançados.Quais os benefícios frente à internet normal?
A primeira vantagem citada pelos cientistas na utilização do LED para transmissão de dados é o fato de ele ser mais seguro. Isso porque qualquer alteração na frequência com a qual os LED piscam pode fazer com o dispositivo perca a conexão ou mesmo que o usuário perceba, além de ser bem mais trabalhoso invadir.Outra vantagem é a qualidade do sinal. Mesmo que haja uma grossa parede que separa o quarto da sala, o sinal de transmissão tende a ser o melhor em qualquer ambiente. Isso porque o ponto de transmissão não está mais concentrado em um único aparelho, mas sim pela casa inteira, se assim o usuário desejar.
Agora as notícias ruins...

Mesmo que não seja perceptível aos olhos do ser humano, para transmitir os dados é preciso que a lâmpada pisque. Como muitos sabem, quando uma lâmpada pisca muito, estraga mais rápido.
Para utilizar a internet é preciso que luz fique ligada. Com isso o consumo de energia aumenta consideravelmente, pois mesmo durante o dia seria necessário manter as luzes ligadas.
Embora os cientistas garantam que esta tecnologia é mais segura, toda rede está sujeita a ataques de hackers, o que exige meios de se proteger para manter as pragas longe do seu computador. Novas tecnologias normalmente exigem novas soluções de segurança.
■■■■
Não há como negar que a ideia de transmitir dados por meio de lâmpadas de LED é, no mínimo, curiosa. Os pesquisadores estão sempre buscando alternativas a fim de tornar a vida do usuário mais fácil e que levem a internet para mais perto de todos, independentemente da tecnologia utilizada.E você, caro usuário, o que acha da nova tecnologia? Mesmo que a pesquisa ainda não tenha saído dos laboratórios, já é possível ter uma ideia do que pode dar certo e o que pode tornar-se um problema. Não deixe de enviar seu comentário e expor sua opinião a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário