Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Óculos tradutores.

“Já vejo o que queres dizer” deixou de ser uma mera expressão metafórica. A empresa de tecnologias japonesa NEC apresentou, esta semana, no Tokio International Fórum, um dispositivo óptico que faz a tradução de diferentes idiomas em tempo real, permitindo ao usuário a comunicação com outras pessoas sem o auxílio de um intérprete, segundo avançou o «Telegraph».

Os óculos «Tele Scouter» reconhecem a língua falada pelo usuário através de um microfone e converte-a em texto e áudio para a língua nativa, através de um programa de computador. Funciona como o sistema de legendagem de filmes. O dispositivo integra uma câmara e um microfone bastante compactos, mas também um mini computador; portanto, bastará seleccionar o idioma pretendido e o servidor trata do resto em apenas alguns segundos.


O novo instrumento de tradução poderá ser bastante útil para as reuniões de mandatários. A empresa prevê lançar o produto em 2010, mas não será para o bolso de qualquer um, já que um par de óculos pode chegar aos 100 mil euros. Por enquanto, não passa de um protótipo.


Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=36642&op=all#cont

Nenhum comentário:

Postar um comentário