Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que fazer com um PC velho que está encostado?


Conheça novas funcionalidades, dicas e conselhos para tirar a poeira do PC e torná-lo útil novamente.

Considerando que estamos num mundo capitalista é comum comprar novos produtos eletrônicos. Todavia, quando o assunto é informática não há quem não queira trocar de PC ou não tenha adquirido um novo recentemente.

Com o lançamento dos Windows 7 e Vista a venda de computadores cresceu significativamente, pois tais sistemas exigem máquinas mais robustas. E claro que, se você foi um desses sortudos que comprou um PC novo, talvez o antigo esteja empoeirando na sua casa.

Quem sabe você nem trocou de computador recentemente, porém tem algum guardado simplesmente porque não tinha o que fazer com ele. Se você estava procurando por uma função para este micro antigo, possivelmente nossas dicas sejam úteis. Por isso, prepare o pano de pó e vamos colocar esse computador para funcionar.

Um servidor em casa

Claro que seu computador antigo não é muito veloz, todavia se a ideia é montar um servidor, o PC não precisa ter muita velocidade. Basta utilizar um HD razoável para armazenar mais dados e configurar o PC para que ele seja acessível através da rede.

Por se tratar de um servidor é interessante que o trabalho de backup seja automatizado, daí a indicação para utilizar o Windows Home Server (baixe uma cópia de avaliação clicando aqui). Todavia, qualquer sistema que possibilite gravar arquivos via rede pode ser instalado, visto que os usuários podem salvar cópias de seus documentos manualmente.

Backup de arquivos e acesso aos arquivos multimídia

O que mais fazer com um servidor? Claro que a ideia de fazer backup de documento é interessante, mas o principal motivo para um servidor é justamente a vantagem de ter um PC sempre ligado para acessar arquivos multimídia. Assim sendo, você pode salvar filmes, músicas e imagens no PC antigo para acessar diretamente do seu novo computador ou do seu videogame.

Detalhe: para você acessar os documentos do PC antigo em qualquer lugar da casa é necessário usar um roteador ou um hub.

Conheça novos horizontes

Não há como negar, quase todo mundo usa e adora o Windows. Contudo, muita gente nem sequer chegou a ver ou utilizar outro sistema para saber se o sistema da Microsoft é realmente o mais indicado. Considerando que há uma infinidade de outros sistemas, talvez você queira aproveitar seu PC antigo e testar algum que seja gratuito.

Se você pensou que estamos sugerindo um teste com uma distribuição Linux, acertou na mosca! O sistema do pinguim é considerado inovador e pode realmente levar os usuários a encontrarem novos programas e funcionalidades no PC.

Ubuntu - Agora com acesso facilitado ao Twitter e outras redes sociais

Considerando que estamos falando do seu computador que está aposentado, não há por que não tentar usar o Ubuntu (clique para baixar), por exemplo, que é muito fácil e possui uma boa variedade de softwares para instalação. Claro que os sistemas Linux não possuem suporte para o DirectX e portanto os jogos são limitados, todavia você não vai usar um PC antigo para rodar jogos, não é mesmo? Calma lá, talvez você use sim, confira a dica abaixo.

O PC antigo é parte da sua LAN House

Não gostou das funções anteriores? Então que tal montar uma rede para jogos na sua casa? Se o PC antigo não tiver uma placa de vídeo muito potente, qualquer GeForce FX5200 ou Radeon 9200 já é capaz de rodar muitos games legais. Caso seu PC não possua uma placa offboard, mesmo com uma onboard é possível executar jogos bem interessantes, como Age of Empires 2 e Counter Strike.

Jogue no PC antigo

Claro que, para jogar em rede você precisa no mínimo de um hub e cabos de rede. Todavia, não comece a gastar muito para equipar o PC antigo, pois as sugestões aqui são apenas para aproveitar algo que não está sendo utilizado.

Sua máquina antiga é a cobaia

Quem é usuário assíduo do Baixaki sabe que testar novos programas pode gerar uma séria dor de cabeça. Obviamente os programas divulgados em nosso Portal não possuem vírus, todavia cada computador apresenta diferentes resultados com os programas e em certas instalações algum software pode acabar danificando seu PC.

Além disso, nem sempre aquele aplicativo que você pensa ser fantástico faz tudo o que realmente promete. Sendo assim você pode utilizar o PC antigo para testar os novos softwares e depois de avaliá-los instalar definitivamente no computador novo.

Vale frisar que não é porque se trata de um PC não utilizado diariamente que você vai instalar todo tipo de entulho sem usar um bom antivírus, até porque você não vai querer mais dores de cabeça com uma máquina antiga.

Faça uma caridade

Nenhuma das dicas acima foi útil? Então temos um conselho interessante: doe o computador. Isso mesmo, já que ele está empoeirando na sua casa e você não vai usá-lo, talvez alguém esteja precisando e doar não machuca ninguém. Procure um de seus conhecidos e veja se eles não têm interesse.

Doe seu computador velho!

Caso seus amigos não queiram o PC velho, talvez ele seja útil para alguma instituição. Há diversas ONGs, escolas, igrejas e até companhias sem fins lucrativos que podem aproveitar muito bem seu PC antigo. O que para você é sucata para outros pode ser uma forma de acessar a internet e digitar textos.

Seja curioso ou ajude os outros

Você nunca fez um curso de informática? Não sabe como é um computador por dentro? Então aí está mais uma boa dica: desmonte o PC velho e conheça os componentes de hardware que fazem todo o milagre. Se você precisar de ajuda para isso, pode usar nosso artigo como base (clique aqui para acessar).

Seja curioso e desmonte logo o PC antigo!

Aproveitando que você desmontou o PC, talvez você conheça alguém que use um computador modesto e que precise de uma placa nova. Portanto, depois de desmontar é bom continuar com a curiosidade e aprender os nomes e modelos de cada componente, assim você pode oferecer o que não é mais útil para seus amigos.

Você aposentou outros eletrônicos? Então aproveite mais dicas

São tantos gadgets que compramos e se tornam descartáveis que é provável que você tenha uma pilha deles em algum lugar da casa. Provavelmente dentre os antigos você tem um iPod ou um MP3 player, afinal eles estragam com facilidade. Todavia, nem sempre o defeito torna o produto totalmente inutilizável.

Por exemplo, um MP3 que esteja com problema nos contatos das pilhas ou com defeito no conector do fone pode ser usado como um pendrive comum. Já se você aposentou o MP3 player apenas porque comprou um modelo mais novo, ele pode servir como um reprodutor de músicas na sua casa. Basta conectá-lo a um par de caixas acústicas e assim aproveitar o seu novo gadget.

Conecte seu MP3 e curta as músicas em volume alto

Se você foi um dos primeiros consumidores a adquirir um iPod, também deve ter aposentado o antigo para adquirir um mais novo (como o recente iPod Touch). Sendo assim, o velhinho que está empoeirado poderá ser útil para armazenar dados a ser acessados através da USB da sua TV ou do home theater.

Os antiquíssimos discmans também podem ser reaproveitados. Claro que a era do MP3 chegou para dominar, mas muita gente ainda compra CDs, afinal é muito legal ter um material de qualidade em mãos. Sendo assim, você pode retirar o discman da gaveta e conectá-lo a um par de caixas de som, de modo que você tenha um som estéreo em outro lugar da casa.

Venda tudo o que você puder

Os seus produtos velhos podem ser ainda muito úteis para outras pessoas e, caso você não esteja em boas condições financeiras para sair doando tudo, possivelmente a venda das velharias gere algum lucro. Exemplo: quem comprou uma TV LCD e não tem onde colocar a antiga CRT pode vendê-la.

Talvez esse modelo você não consiga vender para ninguém! Então faça uma doação...

Até mesmo video games antigos, computadores e eletrônicos portáteis são produtos interessantes para consumidores que não têm como gastar rios de dinheiro num aparelho novo. Por isso, aproveite a dica e anuncie logo seus eletrônicos no jornal ou no Mercado Livre.

Junte uma graninha vendendo seus eletrônicos antigos

Um novo sistema de segurança

Esta dica é especial para quem tem mania de comprar webcams e possui uma (ou várias) sobrando. Aproveite seu computador antigo e a webcam que está encostada e crie um sistema básico de segurança. Talvez seja preciso investir alguns trocados para um cabo extensor de USB, de modo que a webcam fique num local externo e o PC na sua salinha secreta.

E a resolução? Isso não importa muito num sistema de segurança, considerando que uma webcam e um programa descente podem ao menos alertar você do perigo. Agora, se sua casa é um local muito visado e já ocorreram assaltos anteriormente, talvez usar uma webcam de qualidade seja melhor. Não perca tempo e leia o artigo que o Baixaki elaborou sobre o assunto.

Crie arte com seus eletrônicos empoeirados

Já assistiu a Transformers? Então por que não aproveitar as placas do computador antigo, os discos rígidos e outros tantos eletrônicos e montar um robozinho de enfeite? Isso mesmo, há muita gente criativa na internet que já fez isso e realmente fica legal ter um “Transformers” caseiro na sua estante.

Crie arte com sucata!


Outra dica interessante é aproveitar um monitor antigo ou até um MAC (daqueles CRT) e fazer um aquário. Obviamente você vai ter um pouco de trabalho para montar o aquário e deixar o produto devidamente em ordem para os peixes morarem, mas todo o esforço compensa depois de ver a criação inusitada.

Compartilhe suas dicas

Bom, nosso arsenal de dicas fica por aqui. Esperamos que alguma delas seja útil e aproveitada em sua casa. Que tal você nos dar suas dicas agora? Escreva no espaço de comentários e compartilhe suas experiências e aventuras com computadores e eletrônicos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário