Monitores do Laboratório Informática.

Mateus Felipe - Lucas Fernandes - Matheus Lucas - Taiane - Shayane - Ruan Pimentel - Antonia - Dulcimar

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sistema permite interação sem toque na tela


Tablets como o iPad e dez entre dez smartphones modernos indicam que o presente e o futuro dos dispositivos móveis revolvem em torno das telas sensíveis ao toque.

Mas uma equipe da Universidade de Tóquio liderada pelo professor Masatoshi Ishikawa está trabalhando em uma tecnologia que permite controlar aparelhos movimentando o dedo no ar, à frente da tela, sem encostar nela.

O sistema conta com uma câmera capaz de registrar 154 quadros por segundo, que captura o movimento dos dedos, e com um processador que detecta se eles estão se movendo para trás ou para a frente.

Segundo os pesquisadores, o foco da tecnologia são programas 3D desenvolvidos para dispositivos móveis.

Entre as aplicações práticas do protótipo estão a digitação de textos e a possibilidade de virar páginas de livros eletrônicos movimentando o dedo. Outra função possível é a de zoom: aproximando o dedo da tela, a imagem que aparece é ampliada; afastando-o, ela diminui.

A equipe do projeto pretende tornar a tecnologia comercial "em breve", sem estimar datas. Veja um vídeo de demonstração em bit.ly/semtocar e leia mais sobre o projeto, em inglês, em bit.ly/projuntoq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário