O Google gastou US$ 4 milhões fazendo lobby junto ao Congresso nos Estados Unidos em 2009. Apesar do valor representar um crescimento de 44% em relação ao ano anterior, não se trata do maior gasto de uma empresa de alta tecnologia na atividade, segundo o site Business Insider. A Microsoft gastou US$ 6,7 milhões. Já a Comcast, 12,6 milhões.
O maior gasto foi o da gigante de telecomunicações AT&T: US$ 14,7 milhões. As informações são do Escritório de Assuntos Públicos do Senado americano. A Apple gastou apenas US$ 1,5 milhão, de acordo com o The Business Insider. O site especula que o gasto baixo em relação aos demais se deu porque a empresa não domina nenhum mercado além do de MP3 players e não teria interesses a defender que precise do convencimento de parlamentares, como seus concorrentes.
No recente conflito com a China a respeito da censura nas buscas, por exemplo, o Google contou com o apoio do Congresso - e do governo - americanos para defender seus pontos de vista. Trata-se de uma situação em que a Apple dificilmente é protagonista.
A atividade de lobby é regulamentada nos Estados Unidos. Os números, se mostram gastos consideráveis, são pequenos diante dos lucros e faturamento das empresas, na casa dos bilhões de dólares.
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4436222-EI15608,00-Empresas+de+tecnologia+gastaram+milhoes+com+lobby+em.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário